A Microsoft lança o aplicativo Seeing Al, uma ferramenta para dispositivo iOS, que consegue ler textos, placas, reconhecer expressão das pessoas por meio de sua visão computacional. O aplicativo também lê códigos de barras, documentos e sabe diferenciar notas de dólar. Tudo isso usando da mesma tecnologia desenvolvida para produzir carros que dirigem sozinhos e drones, por exemplo.

A iniciativa traz mais autonomia ao deficiente visual que possui um smartphone. Com sistema instalado no celular, o aplicativo tem várias funções que não necessitam da internet. Apenas recursos como a descrição de uma cena completa ainda estão em fase de testes e utilizam uma conexão na nuvem.

A ferramenta, porém, ainda só está disponível nos Estados Unidos e para o sistema iOS, sendo que não há previsão de lançamento para o Android e de sua chegada aos outros países.

Entretanto, vale ressaltar que aplicativos estão chegando cada vez mais com a missão de responsabilidade social para com o nosso meio. E obviamente, as empresas do mundo todo devem estar atentas a mais essa possibilidade de mostrar aos seus públicos sua cultura, seus valores e suas crenças.

Colaboradores e consumidores têm uma reação muito positiva quando são surpreendidos com uma comunicação inovadora por parte das empresas que se relacionam.

Pensar em meios e formatos diferentes para passar uma informação é a nossa missão. Comunicação deve ser feita de forma criativa e moderna.