O conteúdo audiovisual está dentro das empresas há muitos anos, só comigo há mais de 15! Mas o olhar para a produção que alinha qualidade, conteúdo e profissionalismo está vindo de áreas corporativas que não davam a importância ideal ao valor agregado.

Segundo uma pesquisa da americana FastCompany, maior revista voltada para negócios e tecnologia, cerca de 50% dos usuários de internet consomem conteúdo em vídeo nas empresas em que trabalham.

Outra constatação da pesquisa foi de que um conteúdo em vídeo engaja 65% a mais do que outras estratégias e mais de 70% dos profissionais de marketing planejam usar vídeos em ações em campanhas corporativas.

As áreas de Recursos Humanos e de Treinamento e Desenvolvimento já enxergam os benefícios que os conteúdos em vídeo trazem para as suas estratégias de gestão. E não existe limite quando falamos em formato desse conteúdo.

A minha equipe e eu já produzimos um jantar entre diretor e sua área, para falarem sobre a nova fase da empresa – que por sinal passava por uma venda, em que os colaboradores não tinham certeza sobre o futuro -. O conteúdo todo foi gravado em um espaço gastronômico, em que o diretor cozinhava para a sua equipe enquanto conversavam. O ambiente descontraído trouxe a sinceridade para o bate-papo, e todos falaram sem receios!

Nós também já gravamos sobre o trabalho feito com dedicação e paixão, por meio de um luthier que me contou com emoção como transformava a madeira bruta em lindos violões. E já fizemos esquetes maravilhosas, em que um grupo de executivos – incluindo o presidente – quis representar com muito humor – o que era o Brasil. O vídeo foi direto para uma apresentação mundial da companhia. O ápice, foi ter o CEO da empresa cantando Tina Turner.

A tecnologia ainda vem somar ao audiovisual. Empresas encontram meios de transmissão de conteúdo cada vez mais modernos e simples. Os Millennials reconhecem a atitude e a ação traz um resultado de engajamento e atração para a companhia.

E vale lembrar que a produção é acessível para Pequenas, Médias e Grandes Empresas. Não há limites!

Élida Rocha

Head of Content da Una Comunica